Nós vamos!!!
Vamos correr os 21 km da Meia Maratona SportZone, dia 21 de Setembro, no percurso Porto-Gaia-Porto, a beijar as margens do Douro. A Turma Elegante também estará na actividade-extra, a caminhada de 6 km. Inscreve-te e, a correr ou a caminhar, junta-te à Equipa Turma Elegante.
Eis os Elegantes com inscrição confirmada para correr os 21 km: David Ribeiro, Joaquim Casal e Vítor Sá. Quanto à caminhada de 6 km, eis os Elegantes que vão amansar o alcatrão: Arnaldo Martins, Alzira Vasconcelos, Cristina Carvalho, Cristina Rodrigues, Eunice Lopes, Hélder Fontainha, Jacob Amorim e Tiago Sá Ferreira.
Acredito que vamos entrar na discussão pelo título de melhor equipa.
A propósito, os quenianos vão-se ver "negros" para fazer melhor do que nós! E a avaliar pelo que aparece no site oficial da delegação queniana, as provocações são às resmas! Isto não fica assim!!! Convém ter a olímpica coragem para solenemente admitir: estamos picados...
Os treinos continuam em alta, no Parque de Avioso e no (vi)AgraClub.
Entretanto, checka info detalhada da prova AQUI
Dia 26 de Outubro, vamos à Maratona do Porto. As inscrições já fervilham e 16-Elegantes-16 estão preparadíssimos para espalhar elegância e amansar o alcatrão.
Checka mais info na RunPorto, AQUI
E, pomposamente, convém anunciar: o inigualável Nélson vai correr a maratona, vai! Correr 42 km é oooobra, porra!!!
A prova inclui uma Family Race (de 14 km) e uma Caminhada (de 6 km). Os 14 km serão papados por David Ribeiro, Henrique Silva, Joaquim Casal, Matilde Silva, Ricardo Alves e Vítor Sá. Quanto à caminhada, estão confirmados: Arnaldo Martins, Aurélio Arezes, Cristina Rodrigues, Eunice Lopes, Hélder Fontainha, Isabel Duarte, Maria José Arezes, Paula Vasconcelos, Rute Teixeira e mais uns quantos que, brevemente, serão anunciados.
Se ainda não te inscreveste, do que é que estás à espera?! Olha que a equipa Turma Elegante terá estágio de 3-dias-3, no Spa do Porto Palácio Hotel... baba-te, AQUI
Brevemente, este post será actualizado com as aventuras do jantar mensal asiático... agora, estou mui ocupado com a professora! ;)
Madonna - Justify My Love (versão original, não censurada)
O erótico teledisco da Madonna ilustra o 17º Jantar Mensal da Turma Elegante, no restaurante Furusato e consequente noitada dançante no bar Lusitano!
E, p'ra já, mais não digo. Brevemente, este post será actualizado com bombásticas declarações.
Sem preconceitos, sem tabus. Com muita pinta!
Até de repente!
Os bons filhos à boa casa tornam! Dito e feito. No dia 5 de Abril, a Turma Elegante voltou ao local onde reina o exotismo gastronómico. O 16º Jantar Mensal foi no restaurante asiático Furusato, na Maia. Ora, início de mês, carteira cheia… casa cheia.
A nobre arte de afinfar sushi, xiao-mai de vapor, pato das oito delícias à tailandesa, gambas à coreano, gambas à tailandesa sul e tudo à volta dessas geografias orientais.
Desta feita, sem a má língua e a lavagem de roupa suja que caracterizaram o anterior jantar. Contudo, o picante gengibre, o doce Mateus Rose e a fresca Super Bock Abadia tornaram o ambiente mui derrapante! A propósito da dita cerveja Abadia, recomendo a linha Gourmet: a nova Gold para pratos de peixe e a nova Rubi para pratos de carne. Sabor e embalagem únicos!
O aniversariante Carlos teve direito à cantoria dos “parabéns” da praxe, por parte das Elegantes, em pleno wc e com os boxers à mostra. Ter boxers com cartoons alusivos a ovelhinhas pinantes foi chamariz para as Elegantes. Elas não resistem! Lascivas! E sempre belas.
Em noite que poderia determinar o novo campeão da Liga maior do futebol português, foi curioso verificar que o Arnaldo jantou com a orelhita direita colada ao rádio-a-pilhas Sonix Gti – comprado em saldo, na Loja dos Duzentos Paus, de S. Romão do Coronado –, a ouvir, atentamente, o relato do seu clube do coração, o glorioso Sport Lisboa e Benfica. A 25ª jornada ficou manifestamente marcada pela goleada (6-0) do SLB ao Estrela da Amadora. O implacável matador argentino Nuno Gomez afiambrou mais 4-golos-4 e, assim, continua a liderar a lista de goleadores – só se for nos treinos!!! O Arnaldo não se conteve e deu largas à sua alegria, contagiando todos os portistas em redor, perdão, todos os benfiquistas, claro! Já fora do restaurante, nas ruas da Maia e em todo o percurso até ao Porto, foi lindo de ver toda a festa encarnada: carros a buzinar, bandeiras ao alto e gargantas roucas de tanto gritar “Porto, Porto”, aliás, “Benfiiiica”. Emocionante!
O exotismo seguiu noite fora, já na vertente de erotismo e outros “ismos”, no bar Lusitano, no Porto, uma selva de tendências sexuais p’ró-menino-e-p’rá-menina e também para quem nem é peixe nem carne!
À entrada, o aniversariante Carlos tratou logo de berrar bem alto: “hey, ó gente, eu faço anos”. A expressão foi alegremente bem recebida por grupo de moçoilos e, em particular, por um tal de Luisão Patinha da Silva que não tardou em sussurrar: “oi, Carlos, que legal, eu desfaço ânus... se estiveres afim”. Alto e pára o baile. Perante o assédio aos machos-de-peito-cabeludo da Turma Elegante, as Elegantes cerraram fileiras e protegeram os Elegantes. Abençoadas! Obrigado.Entretanto, na pista de dança, a vibraSom ia seguindo a bom ritmo, levando a dançar como uma borboleta e a picar como uma abelha! A Presidenta, cheia de lata, acercou-se da cabine do DJ, com o inevitável pedido musical da praxe. Não tardou a soar o “Like A Virgin”, da Madonna. Consta que o DJ foi seduzido com a promessa de um arrozinho de frango que irá ser servido debaixo de um sobreiro do Parque de Avioso! Parece-me mal. Ora, homem que é Elegante prefere peito de franga com caril ou, em alternativa, língua de vaca estufadinha, quiçá, p'ra degustar no motel Flamingo!
Afinal, pensando bem, o Benfica não se sagrou campeão, pois não? Porra, a Super Bock Boémia alterou-me a percepção das cores… Que confusão.
Eis a perfeita banda sonora da dita noitada: "Golden Cage", dos The Whitest Boy Alive, sob roupagem de Fred Falke. É o projecto paralelo do genial Erlend Oye, frontman dos Kings Of Convenience – dia 22 de Julho, estes “reis” vão actuar na Casa da Música. Enjoy it… Este e outros elegantes sons são “DISCOrridos” no BIFE RadioShow.Quanto ao próximo repasto… Jantar de Maio, Elegantes a voar que nem um gaio! Dia 10, no Furusato, na Maia. Outra vez no asiático? Pois, não há duas sem três. Não faltes!
[advertência] impõe-se um jantar temático ainda durante a jornada 2008. Depois do desavergonhado Jantar Árabe, de Maio de 2007, há que começar a preparar um Jantar Azeiteiro, com festinha incluída. Os mecinhos devem apresentar farfalhuda bigodaça. As mecinhas devem levar o umbiguinho à mostra e o indispensável buço. A roupinha terá que ser mesmo fatela; ou então, por mim, vamos nuzinhos da silva e a azeitarada será ainda mais animada, não?!
31 de Março e mais um Elegante de parabéns. Olé!
Beijos, abraços e ferradelas no cachaço!!! Outra vez? Arrrgghhh, para quem?!
Desta feita, é o Carlos, reputado fotógrafo deste blog e também ilustre companheiro da PresidentA. Consta que a "barraca" abana quando os dois fazem o "pino" e outras coisas destravadas. Vai lá, vai, até o Barack... Obama!!!
Este mui nobre blog, que até regista mais visitas do que o Santuário de Fátima, brinda o aniversariante com um vídeo do projecto norte-americano The Brian Jonestown Massacre (também conhecido por BJM). Rock psicadélico, debitado por Anton Newcombe e restantes compinchas. E não faltam manadas de vacas e touros!
Aproveito para alertar que o dito aniversariante poderá não estar disponível para receber as merecidas felicitações porque:
a) está a jogar Playstation ou a ver as séries Lost e Prison Break;
b) foi detido pelo xerife Big Dick – como comprova o tal vídeo –, depois de ter sido apanhado a roubar gado. Adora vacas!;
c) está a cantarolar "só eu sei porque... fico em casa", escondidinho debaixo do colchonete da PresidentA, dada a vergonhosa carreira futebolística do seu Sporting;
d) está a (ad)mirar as amigas da PresidentA – "elas são todas girafas, aliás, giraças", segundo ele confessa, no messenger, aos amigos-yogis-machos-de-peito-peludo;
e) está a vaguear pelos jardins de Serralves, com a catita gabardina rosa-choque, divertindo-se a mostrar o pirilau às mecinhas;
f) fugiu para parte incerta depois de ter sido apanhado pelo burro Spud a assediar a burra Lola. Ora bolas, afinal, parece que prefere asininos!!!
Please, insert coin, choose the best choice and press next to continue...
Cheers!
Gente. Detergente! Alguma gente. Muito detergente! Homens recatados. Mulheres assanhadas! Uma vista soberba sobre o rio Douro. Uma vista ainda mais soberba sobre o majestoso decote da morenaça que estava na mesa em frente! Eis o cenário do 15º jantar mensal da Turma Elegante, no restaurante italiano Casa d’ Oro, no Porto, no passado dia 2 de Março.
Andiamo tutti, mangiare bene, parlare muolto bene italiano e portoghese.
Falamos, falamos, falamos. Falar é um exercício completo, treina respirações, emoções, caretas e sensaSons. É muito mais do que comunicar. E até faz bem abanar a alma, abanar o estado de, por vezes, sermos tão estupidamente bem comportados ou conformados. Abençoada má-língua!
O nosso famoso camião Iveco RoadMaster FX50 ficou estacionadinho mesmo juntinho ao restaurante e, perante o espanto dos clientes, foi um ver se te avias a descarregar paletes de detergente para lavar roupa: desde o eficaz X-tra, passando por Persil, Xau, Omo, Presto, Radion, Tide, Skip e até mesmo o saudoso Juá-que-dá-réguas. Estranho, não é?
Mas não há nada a estranhar. As mulheres da Turma Elegante resolveram lavar roupa suja, a torto e a direito. São quilhadas! Têm a língua destravada! Agarra, esfola, estrangula, disseca, frita, assa, dissolve, mata e afins, acções que foram vivamente celebradas no discurso feminino. O amaciador de roupa Quanto e o celestial sabão azul foram literalmente deixados em casa! Elas queriam sangue e verborreia, nada de coisas macias.
As mulheres até que não se importam que a amiga seja chata, egoísta ou poliglota, mas se ela for giraça e tiver um escultural par de mamas, uiiii o caldo está entornado, sendo pretexto para um fartote de roupa suja!!!
Os homens da Turma Elegante – os mui honrados Padeiros – são, na verdade, elegantes, pouco dados a baixarias, mas nem por isso se livraram de levar com o cesto da roupa suja.
Uma Elegante – quem? quem? – aproveitou para disparar que “um homem é como um soalho flutuante: se for bem montado pode ser pisado durante mais de 30 anos”. Outra Elegante – quem? quem? – não quis ficar atrás, foi mais longe e soltou uma língua-mais-vasta-que-a-língua-de-vaca: “o casamento é um relacionamento a dois, no qual uma das pessoas está sempre certa e a outra é… o marido”! Foram muitos baldes de roupa suja e, certamente, nesta noite de sábado, uiiiiii houve muita gente ausente com as orelhas a arder que nem pneus nas ruas da favela de São Zé-Piqueno!
Isto não fica assim, não! Urge salvar a honra masculina deste 15º Jantar Mensal, até porque, se a mulher está sempre ao lado do homem para o que der e vier, já o homem está sempre ao lado da mulher que vier e... der. Toca a embrulhar, esta foi de graça, foi dada com amizade! Os homens da Turma Elegante são tão amigáveis: o homem é o único animal que pode permanecer, amigavelmente, ao lado das vítimas que pretende comer… antes de comê-las!!
Vá, ó Mulheres Elegantes, tenham coragem e assumam quem disse o quê, mostrem a cara! E, da próxima vez, se o assunto voltar a rondar as nódoas, então reflictam, por exemplo, sobre o preço de uma boa máquina de lavar roupa – paga por nós, homens, sim! – e, ainda a propósito de máquinas, discutam a ameaça do calcário, a melhor classe energética, o regulador de centrifugação, os programas de lavagem com optimização de tempo, o sistema automático de remoção de nódoas, o display digital, o sensor de carga da dosagem, os programas especiais para camisas de cavalheiro ou para vestidos com majestoso decote como o tal da morena que me fixou o olhar! Ou passem a lavar no tanquezinho! Huuum não querem? Pois não, há risco de estragar as unhas... Olha q’isto, as finas! Falta-vos a coragem da chiquérrima Beatriz Costa, estrela maior d' Aldeia da Roupa Branca [vejam o vídeo p'ra aprenderem a lavar].
Urge fazer colossal encomenda de raspadores de língua ao professor Miguel. Ou pode ser que o detergente Juá comece a oferecer raspadores. Raspar a dita, em jejum, impõe-se, afinal, no melhor pano cai... o Noddy, não?!
Perante tanta má-língua feminina, até me esqueço do mais importante: o repasto. As entradas foram pintadas com Crostini Salsicha Fresa, Brucshetta Alho-Tomate. Seguiram-se pizzas (Siciliana, Don Corleone, Rústica, Calabria, Parmigiana) e lasagnas. Tudo muito bem regado com vinho Lambrusco Chianti. Choveram sobremesas, com destaque para Cacca de Giove – o quê?!
A noite seguiu a ritmo mais-ou-menos embalado, no bar Maus Hábitos. O raio do elevador estava avariado e subir as escadinhas foi complicado – a culpa é do Lambrusco!
Quanto ao próximo repasto, Jantar de Abril, Elegantes a mil. Dia 5, no Asiático, na Maia. Não faltes!
Arriverdeci!!!
«Cheguei p’ra conquistar o mundo!
Olá, sou eu, a Mafalda!
Já cheguei às 00h51, peso 3,152 kg e meço 49,5 cm.
O papá ‘tá todo babado e não pára de sorrir.
Eu e a Mamã Mina estamos cansadas mas felizes.
Jinhos e até breve!» [sms da Mafalda]
Então não é que a mais recente Elegante tinha acabado de nascer e já ‘tava a mandar sms aos amigos. Ah!, miúda toda tecnológica! Sinal dos tempos!!!
Depois das mamãs Flávia e Mina, quem será a próxima Elegante a aderir à Equipa das Progenitoras?! Bem, se for preciso ajudar...
No dia 26 de Janeiro, a Turma Elegante voltou a primar por exotismo, erotismo e outros “ismos”. Jantar Mensal nº 14. Aconteceu no restaurante asiático Furusato, na Maia. Às voltas com manjares japoneses, tailandeses, chineses, coreanos e tudo à volta, sempre muito bem apaparicados com o tridente gengibre-alho-cebola… uiiii remédio santo, vigor de espanto!
Momento sublime do jantar foi a nomeação da Eunice como nossa nova Directora de Marketing. Força, Eunice, estamos contigo e com as tuas unhas, nunca te cales!
Afiambramos mais um sorteio, carregadinho de suspeitas, com a oferta de uma noitada no mais recente hino aos prazeres do suor quente, o Motel Flamingo. O sorteiozeco foi maquinado pela Carla, a nossa carismática PresidentA. Ela ganhou o ambicionado cheque-motel e acabou a noite em Perafita, Matosinhos, no Flamingo. Segundo alguns boatos que corriam Rio Leça abaixo, consta que a noitada foi intensa, tendo começado no jacuzzi, prosseguindo com declamação de poemas eróticos do Carlos à sua amada PresidentA, ao estilo de “Carla, vem / só mais um bocado / Carla, convém / morder o nosso pecado” ou ainda “Cada cavadela / uma singela minhoca / cada espetadela / um yogasmo múltiplo que te toca”. Ora, perante tais argumentos libidinosos, a Carla não se conteve e, loucamente, a mirar a cuequinha vermelhinha do Carlos, encetou um strip-tease no varão instalado no quarto 51. A páginas tantas, a emoção era tanta que ficou com o cabêlo preso nas argolas e colares que trouxe do Vietnam, caiu do varão e fez estremecer os casalinhos que “brincavam” nos quartos mais próximos! Agora, comprova-se o porquê da nossa PresidentA ter tido dificuldades em fazer determinadas asanas ou mexer o quadril, nas últimas aulas de hatha yoga, pilates e dança do ventre, claro, a queda do varão ficou-lhe cara e a pisadura nas costas é fisicamente muito constrangedora. ‘Tadita!
Fica, desde já a sugestão de prémio para o próximo sorteio, algo mais “soft”: um curso de parapente ou bungee-jumping e a sorteada poderá muito bem ser a radical Alziiiiiira. Ela gosta de soltar adrenalina nas alturas e, durante o jantar – ‘tava eu descansadinho a abifanar uma gamba lambuzada em gengibre –, ela até me confidenciou: “Aiii Vítor, eu adorava saltar do topo daquela Árvore de Natal que esteve montada junto à Câmara do Porto”. Cruzes credo, a mulher estava tola e eu só me ria, até me engasguei. Mas, pronto, vamos fazer a vontade à Alzira, ok?!
O nosso Presidente do Conselho Fiscal, Arnaldo, mais uma vez, em grande, a analisar números e operações contabilísticas, fez "auditoria" à conta da jantarada, verificou, verificou e detectou uma garrafa de Planalto e duas doses de gambas que não pertenciam à nossa mesa e muito menos à nossa singela conta. O gerente da casa fez o devido reparo, com consequente abate na continha. Aproveito para lançar a bomba política da semana: o Arnaldo, não tarda, vai dizer sim aos insistentes convites do tal Governo do engenheiro-que-não-é-engenheiro e passará a integrar a pomposa lista de consultores financeiros que analisam o Orçamento de Estado. A bem da Nação, Arnaldo e Sócrates bem juntinhos, ó p'ra eles!!!
O futuro desta Turma é já amanhã e, por isso, a Mafalda também apareceu no repasto, ainda escondidinha na barriga da Mamã Mina. Já falta pouco para Março… Meu Deus, que ideia fará esta futura yogini destes malucos da Turma Elegante?! Será que a placenta filtra a real percepção da Mafalda, dando a ideia que esta comunidade até se porta bem?E, pronto, já bem comidos – mas quem é que foi comido? –, aliás, perdão, bem jantados, bem bebidos, lá rumamos a Famalicão, ou melhor, ao Club Berber, na zona industrial de Ribeirão, para nos deleitarmos com um espectáculo de dança do ventre, protagonizado pela professora Mónica Silva. E Marraqueche aqui tão perto! Um mimo para os olhos, com movimentos marcados por ondulações abdominais, de braços e mãos, sob fantástica sensualidaaaaaade… e mais não digo, não posso, não devo. Eu até sou habitual consumidor de espectáculos de dança contemporânea e, agora, parece que também fiquei fã de dança do ventre. Há meses, vi espectáculo morno no Tuareg Café-Bar, em Matosinhos, mas foi esta sessão no Berber que me despertou o interesse. Ah!, a referida professora dá aulas de dança do ventre no AgraClub [5ªs feiras, 20h30-21h30] e a Alzira, a Eunice e a PresidentA já frequentam as aulas, pudera, têm bom gosto. Restantes meninas, do que é que estão à espera? Adiram à dança mais sedutora do planeta. Os homens ficarão... mais felizes!
Segundo a PresidentA, o próximo jantar já tem data marcada, nada mais nada menos do que 1 de Março. E quem quiser, pode-se juntar à Turma. Urge angariar novos membros porque, ultimamente, alguns membros desta “seita” têm faltado à chamada e convém manter viva a chama da coisa. Com sorte, o nosso Homem dos Euros até paga o jantar aos novos membros! É aproveitar a onda, até porque promoções destas nem os hipermercados do Ti’ Belmiro fazem!
Alto e pára o baile, 1 de Março?! Mas essa é a data do concerto de Goran Bregovic e da sua Wedding And Funeral Band, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Data única! Ou seja, a Turma Elegante até se dá ao luxo de ter primazia na dita noite, com o jantar mensal, faltando à chamada do concerto do autor das bandas sonoras de filmes de Emir Kusturica, com vibraSons ciganas, harmonias da Sérvia, Croácia e Bulgária. Ah!, fadistas…
Quanto a locais do futuro repasto, a PresidentA já sugeriu 3-hipóteses-3, a saber: pizzaria na Invicta, vegetariano em Guimarães ou… leitãozinho assadinho-inho-zinho na Bairrada. Ela passa o tempo a delirar: “Leitão, leitão, adooooro!”. Parece que é desta que vamos fazer a vontade à PresidentA e, assim, rumaremos à Bairrada, à boleia do nosso famoso camião Iveco!
Contudo, ainda antes do próximo jantar mensal, continuam em alta as nossas aulas de hatha yoga, defesa pessoal, pilates, latinas e tudo à volta; também continuarão as sessões cinéfilas dos Padeiros e, já de 7 a 10 de Fevereiro, está programada uma "visita de estudo" ao ErosPorto, o Salão Erótico, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, para morenar a alma e os nossos corpinhos danone! Inscrições “abertas”.Até lá, a PresidentA e o Padeiro-Infiltrado-Carlos seguem viagem para Estocolmo… consta que vão à IKEA local, comprar um espremedor de citrinos, equipado com GPS e zonas para fumadores/não fumadores – um estalo de espremedor em questão de novas tecnologias! Vão ficar alojados no chiquérrimo Hotel Hilton Stockholm Slussen, quarto 401. Alto e pára o baile – outra vez a parar o baile?! – eu escrevi “quarto 401”?! Mas esse não é o quarto onde estão alojados o ex-futebolista do Arsenal, Freddie Ljungberg, e umas quantas suecas loiras-loirinhas-loiraças? Ó Carla, ó Carlos, expliquem-nos o cenário! Ou foi coincidência? Vão jogar cartas... quiçá, à sueca? Swingers?
Ah!, eu estava a brincar… Afinal, o quarto 401 vai estar cheio de lésbicas avantajadas e de suecos com espremedores de tâmaras, não? Não, nada de caóticos cenários! A PresidentA até que nem aprecia essas coisas! Que ideia...
Oh, porra, eu estava a brincar era quanto ao próximo repasto. Não comeremos leitão, não, nada disso! Vamos mangiare ao restaurante Casa d’ Oro, com as melhores pizzas e pratos italianos da cidade Invicta e arredores. Pronto, está decidido! Fica na Rua do Ouro, nº 797, no sentido Foz-Ribeira, 40 metros antes de passar por baixo da Ponte da Arrábida. O restaurante beija, literalmente, o Rio Douro!
Chi parla italiano e portoghese?
Andiamo... mangiare bene, seguendo i consigli dei nostri esperti.
Arriverdeci!
Bacci per tutti.
;)
A nossa Excelentíssima Senhora PresidentA Honorária, Mina, está de parabéns! Mais um aniversário. Esta "mina" tem "metais" preciosos do melhor que há: amizade garantida e boa disposição! Aqui ficam os votos de muitas felicidades, aliás, redobradas felicidades, ainda p'ra mais porque, em Março, a famosa "cegonha" vai entregar uma Mafalda!
Depois da mamã Flávia, a futura mamã Mina também vai contribuir para o rejuvenescimento da nossa Turma. Olaré! E se a moda pega? Quem é a colega que se segue?!
nota: uiiiii queres ver... não, não pode ser! O Arnaldo? Não, não acredito! O Arnaldo também vai ficar de barriguinha?! Era só o que faltava, não?! Então, que se lixem as hormonas, porra! Arnaldo, amigo, força, estamos contigo!!! Olha, poucos enjoos e que seja uma hora pequena... Homens com dores de parto, já!
Pois é, hoje, 11 de Janeiro, o nosso Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Fiscal, Arnaldo-lambão-Martins, celebra mais um aniversário!
Porque há quem seja amorfo, acomodado e cinzento mas tu não!
Então, parabéns!!! Continuação de boas vibrações e... de treinos com muita garra.
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
"porque", da gigante Sophia de Mello Breyner Andresen, in "no tempo dividido e mar novo"
[edições salamandra, 1985, p. 79]