O Porto Beer foi o local de encontro para mais uma abençoada meditação estomacal. Escolhemos a Black Room, a tal sala minimalista que mais parece um imenso céu estrelado. Jantar requintado. Valeu a pena!
Um agradecimento muito especial ao Arnaldo por honrar aquilo que prometeu: pagou a conta, qualquer coisa como 3.871,60 euros – quantooo?! – e ainda assegurou o transporte gratuito para todos, num majestoso camião Iveco RoadMaster FX50 – com peso bruto de 9700 kg, mais do que suficiente para aguentar com as barrigas bem cheias dos yogis.
Ah!, o anunciado sorteio de um passe de acesso ao spa do Porto Palácio Hotel teve como vencedor a nossa PresidentA Honorária, Mina-mamã-Direito. Apesar das fortes suspeitas de fraude, o sorteio foi justo, sim senhor. O prémio é deveras tentador e vai possibilitar a entrada numa atmosfera mediterrânica, com banhos, calor, massagens, uma grande variedade de frutas, tisanas e águas!!!
Segundo as manchetes das revistas Nova Gente e Lux, consta que, pós-jantar, alguns pares rumaram às suites do Porto Palácio Hotel... A revista Maria foi mais longe e assegura, no seu mais recente número, que alguns yogis foram vistos em duvidosas asanas, na cabine do famoso Iveco... A sério?!
Na nossa linha da barriga, ups, do horizonte, mais um jantar mensal da Turma Elegante. O tomo nº 13 está agendado para a próxima 3ª feira, 2 de Outubro, às 21h30, no restaurante/cervejaria Porto Beer.
A saída, do AgraClub, está marcada para as 21h00, logo após a aula de Hatha Yoga.
O Arnaldo, digníssimo Exmo. Sr. "Prusidente" do Conselho Fiscal desta comunidade, fez-me chegar uma missiva, anunciando que ele suportará todas as despesas gastronómicas e, mais!, parece que tratou de alugar quatro-autocarros-quatro, que estarão disponíveis p'ra levar os yogis até ao Porto Beer, sito na Avenida da Boavista, me'mo juntinho ao Porto Palácio Hotel.
A propósito, o dito espaço foi inaugurado em Setembro de 2006, com chancela da Solinca Eventos & Catering – integra a Sonae Capital, do ti' Belmiro –, num pomposo investimento de 1,9 milhões de euros. Daaassse!
Duas salas de jantar: a Golden Room e a Black Room, com design requintado... e é por lá que vamos "meditar", com o estômago! Francesinhas, tapas, polvo à Lagareiro, acepipes, açorda de marisco, moelinhas de galinha em molho picante, raviolis com molho de três queijos, tortilha à espanhola, porco bísaro, amêijoas à Bulhão Pato, bacalhau com (a)migas de broa e outras iguarias. Chega?!
E tudo isto, à pala – transporte e manjar gratuitos, pois!!
Ó Arnaldo, paga!
Porto-Vila Nova de Gaia-Porto. 21 quilómetros a beijar o rio Douro! Aí está a I Meia Maratona SportZone, dia 23 de Setembro. Paralelamente, vai decorrer uma mini com 6 quilómetros.
Um invejável lote de atletas profissionais e uma imensa palete de activistas do atletismo, mais de 10.000 inscrições, no arranque desta grande prova popular.
Paul Tergat, recordista mundial da maratona (2:04:55 horas), pentacampeão mundial de crosse e vice-campeão olímpico dos 10.000 metros, terá ao lado atletas africanos e portugueses de grande valor, fazendo desta prova, provavelmente, a corrida mais rápida de Portugal e uma das mais rápidas do mundo!
Eu lá estarei, com o objectivo de cortar a meta e, do AgraClub, o Sr. Casal e o inevitável Nélson (o “queniano” mais branco de Portugal) também confirmaram presença. Ah!, o Arnaldo pondera participar, mas está tudo dependente do curso de costura que ele anda a frequentar, ao fim de semana, no Instituto Cort'AquiAliAcoláAcoli… Mais alguém interessado?! Caramba, vamos lá dar corda às sapatilhas e fazer misérias do suor corporal...
E dia 21 de Outubro, há mais uma Meia Maratona, no Porto! ;)
http://www.meiamaratonasportzone.com
Aula-extra de Hatha Yoga, domingo, 29 de Julho, às 10 horas. A sessão inclui exibição do filme-documentário O Segredo, seguida de debate.
Esta jornada cine-yogi terá snacks e soft drinks à disposição dos interessados, com o apoio... Lamboni Catering, a empresa de restauração do Arnaldo "Lambão"!!
A propósito de movimentações cinéfilas, recordo que, regularmente, os Padeiros "amassam" o filme nosso de cada dia numa sala de cinema perto de nós! Se ainda não aderiste ao grupinho cinéfilo, do que é que estás à espera? P'ra breve, nova investida... no escurinho do cinema. Uiii!

Tantra, o Sexo Sagrado
> a abordagem teórica e prática do sexo na visão do Tantra e do Yoga;
> a protelar e expandir a capacidade orgásmica;
> a utilizar o acto sexual para atingir uma maior harmonia física, emocional e mental.
- origem do Yoga;
- uma visão geral do sexo nas culturas antigas;
- o Yoga e o sexo;
- a religião e o sexo;
- o que é o Tantra?;
- técnicas para canalizar as energias sexuais;
- a utilização do sexo como sagrado;
- os diferentes tipos de orgasmo.
Sexo Tântrico: realidade ou mito? Exclusivo dos praticantes de yoga? Expansão orgásmica ou yogásmica? David ou (en)Golias? Huuuum questões pertinentes, dúvidas existenciais... sem tabus, sem preconceitos!
Parabéns p'las brilhantes demonstrações de hatha yoga, daido-juku, pilates e jazz, protagonizadas pela Turma Elegante, no Sarau do AgraClub!
Declarações dos intervenientes directos ou dos espectadores do referido evento são bem-vindas; vá lá, mexe-te, envia uma palete de palavras, fotos e tudo à volta para o e-mail oficial da Turma mais danadamente fabulástica de que há memória: turma.elegante@gmail.com
Entretanto, até houve tempo p'ra provar que o pilates é uma modalidade deveras perigosa! A professora Rita Pessoa puxou pelos alunos com tal intensidade – 'tadinhos! –, que até houve um que desatou à cabeçada ao espelho que estava mais à mão!... Ó setôra, francamente!!!
Nunca o movimento feminista português desceu tão baixo! Não há memória de uma coisa assim! A tramóia abafou as elementares regras da democracia e da liberdade pós-25 de Abril.
Os homens da Turma, os Padeiros, estavam boquiabertos com tanto feminismo exacerbado. Vai daí, não se ficaram e espingardaram forte e feio, por entre vivas a um tal de Spud – huuum Spud, mas quem é este marmanjo?! Arnaldo "Lambão" foi um dos mais contestatários, apelando à rebelião, tendo acabado roufenho e todo despenteado.
A recém-empossada "presidenta" tratou logo de despertar as mulheres da Turma e foi mais longe, ao ponto de disparar um polémico comunicado, escrito às três pancadas – ou seriam quatro?! –, rotulando os Padeiros de "estapores"; bom, se tivesse vociferado "estupores" ainda vá lá que teria o seu quê de aceitável, mas não, foi mesmo "estapores", sem rodeios!
A disputa – por favor, não digas! – foi ao extremo quando a nova "presidenta" mostrou as chaves do carro da presidência, na prática, um simples carro, diga-se, um Audi TTzito, sem eira nem beira! Qual Lili Caneças qual carapuça, o alvo dos paparazzi, agora, é outro, na verdade, um duplo alvo: Carla Costa e o seu novo brinquedito de quatro rodas e resmas de cavalos.
Enfim, as coisas azedaram, mesmo! Nunca tal tinha acontecido no seio desta Turma, outrora tão unida e fraterna. Aguardam-se cenas dos próximos capítulos... num blog próximo de nós. Até lá, inspira, contrai, contrai, expiiiiiira... relaxa!!
nota importante: acaba de chegar aqui à Gerência deste blog, uma nota informativa, de fonte anónima, anunciando que «o mencionado Spud é um burro, animal da espécie asinina, e, brevemente, vai dar uma conferência de imprensa, no Motel CavalGata, para justificar o porquê dos vivas com que foi brindado».
nota não menos importante: um burro?!
O poder do optimismo através do yoga. Este foi o tema do segundo workshop realizado pela Turma Elegante, no AgraClub, orientado pelo mestre Luís Lima. Boa maneira de preencher sete horas de um domingo! Quinze participantes aderiram à chamada.
O optimismo designa o facto de pensarmos que, na vida, tudo acaba por se resolver, porque tudo é regulado por uma lei que guia para o melhor e não para o pior. Segundo Leibniz, o optimismo caracteriza uma fé no progresso e no aperfeiçoamento do Homem.
Nas aulas de hatha yoga da Turma Elegante, fazemos pouco mais do que movimentos de ginástica (dita) exótica – e mesmo assim, os ignorantes desta prática, não têm pedal para nos acompanhar, ‘taditos!
Razão tem o professor Luís Lima: "três horas semanais de asanas é muito pouco. É um monte de nada p’ra nada".
O praticante de yoga não deve ser passivo. Deve revoltar-se, forçar o caminho, incomodar-se, esvaziar-se para aprender algo novo! Fazer união consigo mesmo, com as pessoas que o rodeiam, com a Natureza, com o universo! Urge ter uma disposição natural para ver as coisas pelo lado bom, esperando sempre uma solução, até mesmo perante as situações mais complicadas. E sempre com um sorriso na linha do horizonte. Sorrir, ser feliz, ter campo electromagnético positivo, atrair as coisas boas da vida. Só depende de mim, da minha postura! Acabou o “Velho Eu”. Goodbye! “Quero ser feliz”?! Ora, isso está no futuro e a nossa mente trabalha no presente, assim, nunca serei feliz! Devo reformular: “eu sou feliz”! Não adiar! Quanto mais rapidamente mudar a mente, mais depressa vou alcançar o que quero. Simple as that! Devo dar à minha mente aquilo que ela quer para que eu possa ser o que ela quer.
Eu, cá por mim, até acredito no progresso moral e material da humanidade, na melhoria das condições actuais, na evolução social para o bem e para o óptimo. É, sou crente: vejo a vida pelo lado bom, cultivo o hedonismo e gosto de surpresas.
Por falar em ver, já agora, por estes dias, num cinema perto de nós, talvez 10 Unidades, uma pequena pérola de Brad Silbering, um filme bem ao jeito do lema “aproveita o dia”, coisa que já não se via no cinema desde os tempos do mítico O Clube dos Poetas Mortos – lembras-te?!
Ora, com ou sem surpresas, eu já não tenho ilusões, mas mantenho o optimismo e, mais, ainda acredito que há baldes de bosta que vêm por bem... Queres saber a razão?
Era uma vez... pois, todas as histórias começam assim. Então, era uma vez... um pai que ofereceu uma prenda a cada um dos seus dois filhos: ao Aníbal, que era pessimista, ofereceu uma bicicleta; ao Zeferino, que era optimista, ofereceu um balde cheio de bosta de cavalo. A páginas tantas, os dois filhos trocaram algumas impressões sobre as referidas prendas. "Ó Zefa, olha – revelou o pessimista –, o pai deu-me uma bicicleta. Vai ser uma chatice do caral**: eu gosto de sacar umas éguas com a bicicleta e tal, 'tás a ver, ali nas escadas do parque... provavelmente, um destes dias, se o salto correr mal, poderei bater com a tromba no chão e morrerei. Ah!, e se não morrer, tenho que fechar a bicla a sete chaves, na garagem, não vá a seita do Paulão tentar roubar a bicicleta... Dasssse, é só chatices!... E a ti, o que é que o pai deu?". Posto isto, com um sorriso de orelha a orelha, Zeferino, o optimista, rematou: “O pai foi muito fixe comigo. Foi, me'mo! Deu-me um cavalo. Branco. Grande. Cheio de folia! Viste-o, no parque, feliz, a cavalgar e a dar quatro pinotes?!"
nota importante: em Julho, será organizado o terceiro workshop. O tema é por demais sugestivo: Tantra, o Sexo Sagrado. Uuuiiiiii.
nota não menos importante: inscrições abertas… bem abertas! Alinhas?!
Salaam Aleikum! Mais um episódio das DegustaSons da Turma Elegante. E já lá vão nove! Desta feita, tendo como spot, a casa do Carlos & Carla, em Alfena, Valongo. A localidade não foi escolhida ao acaso, não! Ora, Alfena tem tudo a ver com a época da invasão árabe e, em terra de Mouros, sê Mouro, vai daí, afiambramos um Jantar Árabe, com yogis vestidos a preceito! Festa em versão Ali Bobó e os 40 Yogis, com jantar orquestrado pelas manas Carla e Ana, tendo cuscuz como prato principal, um petisco originário do Maghreb. Pela mesa, ainda passaram strogonof de seitan e cogumelos, soja de caril e tofu, com legumes e molho doce, a multidisciplinar salada do Avelino, as duas “frangas” do Vítor, entre outros manjares, destacando-se a mousse de chocolate do Arnaldo – a tal que levou quatro-dias-quatro a preparar, chiça, o homem é me’mo lambão! O Filipe tratou da garrafeira, com castas finas e de recorte vintage! A Fátima deu-se ao trabalho de ir à Marinha Grande comprar pratos e copos... e consta que trouxe os talheres da Marinha Pequena!
Não faltou café, na prática, Coffea arabica (café arábica) e, como manda a etiqueta, foi consumido à moda dos árabes: aromatizado com canela e cravo da Índia.
A noite fluiu, em regime de amena cavaqueira, com fruição decibélica mui exótica e, mais tarde, atentaSom no DVD da tour da Madonna, a diva da cultura pop, cada vez mais sexy e arrebatadora, p’ra deleite dos yogis!
Algo que todos toparam foi a cumplicidade da Exma. Sra. Presidente, Mina, e a anfitriã da festa, Carla. Uiiii mt cúmplices. Queres ver que... não, não acredito! E eu, feito cusco, ainda mais topei a palete de dossiers que a Presidente entregou à anfitriã. Tomei a liberdade de cuscar os dossiers e, pasme-se, desde estatutos da associação, actas, intercâmbios, receitas/despesas, libidinosos portfólios dos mecinhos da turma, enfim, muito papel. Impressão minha ou algo paira no ar; quiçá, seja apenas uma acção anti-traça e a Carla tenha lá por casa um implacável insecticida.
Entretanto, os tais padeiros-mais-yogis do planeta – Arnaldo, Avelino, Carlos, Filipe e Vítor –, saíram da sala, de mansinho, e, para espanto das mecinhas yogi, foram p’rá casa de banho. Uiii!... A páginas tantas, a confuSom era tanta que a Carla temeu o pior e esteve mesmo p’ra chamar a polícia. Flatulências, gritinhos histéricos, pontapés na porta ou insultos bem ao jeito de “ó gôda, não cabes?” ou “aiiii, que horror, não fizeste a depilação!” ou ainda “o cuscuz subiu-me à cabeça, ‘tou que nem posso”!!!

E, finalmente, ufa!, ao fim de 27 minutos, 11 segundos e 16 nanosegundos de preparativos, lá saíram da casa de banho, um a um, ou melhor, uma a uma – sim, uma a uma –, para uma inesperada dança do ventre! No meio de um mar de incenso, sob look de maquilhagem mui exótica e com brincos, pulseiras de moedas e adornos diversos, saias em felcro e chiffon, de organza bordada, trabalhadas com lantejoulas, em tecido fantasia u-u, cintos trabalhados em croché e missangas. Um must à moda! Roupinha toda bordadinha pelos próprios, note-se!
Coincidência ou talvez não, o início da dança coincidiu com o “DISCOrrer” da Virgem que a Madonna popularizou e, assim, DVD a correr, dançaram ao som de Like a virgin / Touched for the very first time / Like a virgin / When your heart beats (after first time, with your heartbeat) / Next to mine / Like a virgin, ooh, ooh… perante os olhares incrédulos das mecinhas yogi, completamente rendidas, a salivar que nem o cão de Pavlov. Pudera!
A dança do ventre, além de sensual, é um exercício físico e tanto, podendo queimar 330 calorias por hora. Modela a cintura e fortalece o abdómen, aumenta a flexibilidade e endurece as pernas, o cú e as coxas. Não é por acaso que a performance durou 2h35m.
Infelizmente, não há fotos da dança porque os yogis não autorizaram a publicação, não fossem as fotos provocar espasmos libidinosos nas internautas que frequentam este blog – "ooooohhhhh", dizem as meninas! Consta que os direitos de publicação das fotos foram vendidos, por uma pipa de massa, à revista PlayGirl – atenção, meninas!, corram às bancas, antes que esgote...

Ah!, p’ra não fugir à regra, o Carlos perdeu qualquer coisa, pois. Em plena pista de dança, perdeu... huuum o cartão de consumo, a saia em felcro e chiffon (trabalhada com lantejoulas) e ainda o cinto triangular (trabalhado em croché e missangas). Era vê-lo, em boxers, a dançar ao som das saudosas Doce!
A festa Ali Bobó e os 40 Yogis foi deveras árabe, mas ninguém jurou fidelidade ao Islão. Não! Também não ficou prometida qualquer peregrinação a Meca. Não! Contudo, alinhavou-se uma possível viagem ao Dubai – não vamos extrair petróleo ou areia, mas alguma “confraternização” com as yogis locais e até mesmo workshops de dança do ventre vinham mesmo a calhar. “A-Dubai” o corpo e a vossa alma rejuvenescerá, já dizia o Justin Time.

Que noite, aiii Jasuuuus! E tudo começou num simples ajuntamento yogi.
Contado assim, tu acreditas...
Já agora, quem é que fez o bobó?!
;)
Este blog esteve temporariamente inactivo porque o homem dos posts partiu para um retiro espiritual, em parte incerta. Dizem as línguas mais marotas que o dito foi visto em Calcutá, disfarçado de guru, com tanguinha rosa-choque e turbante branco-pérola, rodeado de indianas de sonho, a praticar hatha yoga e a redescobrir os prazeres do Sexo Sagrado. Há sonhos que podem virar realidade, não? Querias!!!
Retiro terminado, blog armadilhado!
Muito haverá a escrever sobre as últimas actividades da tal Turma Elegante. Já há quem ponha em causa até a própria denominação do blog, ressalvando que esta palete de boa gente tem muito pouco de "elegância", a avaliar pelos acontecimentos destes últimos três mesitos. De facto, aconteceram coisas dignas de manchete na imprensa sensacionalista: jantares mal digeridos, desastrosas idas ao cinema, aulas com suSexo duvidoso, rapidinhas que ficaram a meio da escada, disputas (não digas!) pela liderança da direcção, jogos de bastidores, ameaças latentes de um sub-grupo, bilharadas enrascadas, burros muito fashion, etc e tal.
Enfim, os próximos posts vão ilustrar o cenário de cortar à faca, diria, uma faca de dois gumes ou, para sermos mais ecológicos, uma faca de dois legumes! A verdade vai vir à tona, custe a quem custar.
Alerto, desde já, que vou (tentar) continuar imparcial e extremamente atento a tudo o que (ou)vir. Assim, nada de pressões ou tentativas de suborno descarado, no entanto, quem me acenar com nova temporada de prazeres em Calcutá, aí, bem, terei que ponderar e dar o meu corpinho danone ao manifesto. Calcutá é mesmo uma boa-zona, não achas?
Então, até de repente!
Mais um tomo dos jantares mensais da Turma Elegante. Vamos fazer jus ao lema Yoga, mente sã em corpo modelado... e, já agora, com barriga cheia! Não faltes, afinal, prometem-se Yogasmos Múltiplos... à mesa, pois! Pós-repasto, haverá fruição nocturna.
Ora, quando? 6ª feira, 26 de Janeiro, 21h30.
Onde? Toscana, Maia.
Domingo, 21 de Janeiro, na nossa linha do horizonte, uma dupla aula matinal de yoga, no AgraClub, p'ra compensar da ausência da tal semana natalícia. Na primeira parte, às 9 horas, sessão teórica, pelo que podes levar os ouvidos bem abertos ao que vem a caminho! Na segunda parte, às 10 horas, sessão prática de Kundalini, pelo que podes levar o corpo preparadinho para colher muita energia.
Aparece! ;)